Por Victor Carvalho

O pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), anunciou nesta quinta-feira (25) a composição da chapa majoritária da esquerda para as eleições de outubro. O ex-governador e ex-ministro Márcio França (PSB) será o candidato a vice-governador, fechando uma das principais articulações do campo progressista no maior colégio eleitoral do país.
A definição ocorreu após semanas de negociações intensas entre PT, PSB, Rede e outros aliados. Haddad e França posaram juntos durante agenda na capital paulista, onde o petista destacou que segurança pública será uma das prioridades da campanha.
Chapa completa para majoritária e Senado
Além da dupla Haddad-França para o governo estadual, a coligação definiu as candidaturas ao Senado: as ex-ministras Simone Tebet (PSB) e Marina Silva (Rede) disputarão as duas vagas. A estratégia busca unir diferentes alas do centro-esquerda e da base de apoio ao presidente Lula.
Márcio França, que inicialmente articulava uma candidatura própria ao governo ou ao Senado, aceitou o convite para compor a chapa como vice. A decisão contou com forte articulação do presidente Lula, que via na experiência de França (ex-governador entre 2018 e 2019) um reforço importante contra o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Contexto da disputa
A definição da chapa ocorre em um momento em que pesquisas recentes mostram Tarcísio de Freitas como favorito à reeleição, com vantagem expressiva sobre Haddad. No entanto, o PT e seus aliados apostam na capacidade de mobilização da base progressista e na insatisfação de setores da população com temas como segurança e custo de vida.
Fernando Haddad, que foi ministro da Fazenda no governo Lula, chega ao pleito com experiência administrativa e nacional. Márcio França, por sua vez, traz bagagem no interior paulista e apelo junto a eleitores moderados.
