MG: Cleitinho lidera pesquisa para o governo em 2026

1–2 minutos

Por Wagner Filho


Foto: Carlos Moura/Agência Senado

Pesquisa Quaest divulgada nesta sexta-feira (22) revela que o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) lidera as intenções de voto para governador de Minas Gerais em 2026. O parlamentar é citado como preferência por 28% dos eleitores mineiros. Em segundo lugar aparece o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (sem partido), com 16%.

O ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD) pontua com 9% e Mateus Simões (Novo) tem 4% do eleitorado. Merece destaque o alto percentual de eleitores indecisos (17%) e que declaram a intenção de votar em branco, anular ou abster-se do voto (26%). O levantamento, contratado pela Genial Investimentos, ouviu 1.482 eleitores entre 13 e 17 de agosto, com margem de erro de 3 pontos percentuais.

Além das projeções eleitorais, a pesquisa avalia a gestão do atual governador Romeu Zema (Novo). Pré-candidato à presidência, Zema é aprovado por 55% dos mineiros e desaprovado por 35% dos eleitores do Estado. Embora seja um percentual alto de aprovação, a pesquisa registra queda em comparação ao mês de fevereiro, quando Zema tinha 62% de aprovação e 30% de rejeição.

Os resultados apontam para um cenário fragmentado na sucessão mineira, com Cleitinho despontando como favorito inicial, impulsionado por sua visibilidade nas redes sociais e posicionamento conservador. A incerteza quanto ao nome que será chancelado por Zema como sucessor bem como quem será o candidato apoiado pelo presidente Lula (PT) são elementos que terão impacto na disputa e podem alterar profundamente o quadro até a eleição.