Padilha busca ampliar consultas com médicos especialistas

1–2 minutos

Por Leon Norking


Foto: Walterson Rosa/Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde tem como foco na segunda metade do governo Lula (PT) a ampliação no número de consultas com médicos especialistas e na realização de cirurgias com o programa Agora tem Especialistas. Tais cirurgias e atendimentos serão oferecidos com o Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa tem como prioridades ampliação em atendimentos e tratamentos oncológicos, novos leitos de UTI e novas ambulâncias. Os anúncios foram feitos na última segunda-feira (16) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), durante o Congresso Nacional das Secretarias das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O programa Agora em Especialistas é tratado como prioridade por Padilha, que assumiu o Ministério da Saúde justamente para fazer com que as ações da pasta se tornassem mais visíveis e com efeitos políticos. Padilha teve experiência anterior como ministro da Saúde e, na ocasião, foi o principal responsável pela implementação do Mais Médicos.

Para fortalecer a médio prazo a amplitude do Agora tem Especialistas o Ministério da Saúde irá ofertar 3.500 bolsas para aumentar o número de médicos especialistas, especialmente nas regiões mais vulneráveis do país, como a Amazônia Legal e o Nordeste.